Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

MeeGo


MeeGo é uma distribuição de linux desenvolvida inicialmente para dispositivos móveis e foi anunciada no congresso Mobile World em Fevereiro de 2010, pela Intel e pela Nokia em uma conferência conjunta à imprensa. Seu objetivo é unir esforços da Intel no Moblin e da Nokia no Maemo em um só projeto, obtendo reações mistas das comunidades de ambas partes.

As decisões são de que a interface de usuário do framework serão baseadas em Qt, mas fornecerão compatibilidade com aplicativos do Moblin. A plataforma abaixo Qt será baseada no projeto Moblin da Intel e será hospedado pela Fundação Linux.

Com uma interface muito simples e intuitiva, logo surgiu a versão para netbooks. A linha de ícones no topo mostra ao usuário uma forma direta de acesso à suas atividades e possui também uma qualidade gráfica muito boa. O seu visual, com botões e barras grandes, faz uma proposta a dispositivos touch screen, acredito que já preparando-se para esta tecnologia emergente nesse tipo de dispositivo.

Em comunicado, a Linux Foundation informou que a GENIVI Alliance escolheu o MeeGo como plataforma base para adoção de sistemas livre como IVIs (In-Vehicle Infotainment ou Sistema intra-veicular de informação e entretenimento, em uma tradução muito livre). Com membros como BMW, Renault e GM, a GENIVI não é peixe pequeno, e pode ditar os rumos da computação embarcada em automóveis. As Tv’s digitais também são alvos do MeeGo, TV’s com seu middleware logo serão encontradas no mercado.

Estando o Software Livre MeeGo atuando em celulares, TV’s, netbooks e até nos carros, podemos esperar para um futuro próximo, que esse seja um dos maiores responsáveis pela integração entre esses dispositivos. Desenvolvedores que se preparem!

0 comentários: